AUMENTA O ÍNDICE DE REGISTRO DE ACIDENTES NO HRSJ

O relatório de acidentes elaborado pela CIPA/HRSJ aponta que houve aumento de 41% no total de registros de acidentes no primeiro semestre de 2015 em relação ao primeiro semestre de 2014. Quando analisamos os dados separado por tipo de acidentes observamos que houve um aumento de 12,5% dos registros com perfurocortantes, 50% com respingo ocular e 700% dos registros por motivo de queda.


Diante destes dados a CIPA/HRSJ criou um grupo para analisar de forma mais detalhada os dados, principalmente os registros de acidentes por motivo de queda e os registros de acidentes com perfurocortante. É necessário conhecer melhor as circunstâncias que contribuíram na geração dos acidentes para que possamos apontar medidas específicas para tentar reduzir os números acima apresentados. 

        De toda forma entendemos que é necessário e urgente, sensibilizar os servidores quanto à importância do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI), orientar sobre o descarte correto dos materiais e incentivar a colaboração da equipe de cada setor pelo zelo necessário quanto à realização do trabalho. Neste sentido, a CIPA/HRSJ encaminhará um expediente solicitando a disponibilização de óculos de proteção (EPI) para todos os servidores que realizem atividades sujeitas ao risco de contaminação (respingo ocular).

Evitar acidentes e doenças decorrentes do trabalho é o objetivo principal da CIPA, mas nenhuma ação será eficaz se este também não for um compromisso de todos. Então é necessário que dispensemos um pouco de nosso tempo no local de trabalho para tratar deste assunto para que consigamos chegar ao futuro com mais capacidade de trabalho e qualidade de vida, "se você não tem tempo para cuidar do corpo e da mente, um dia vai ter que arranjar tempo para ficar doente" (Edward Stanley).