A CIPA/HRSJ REALIZOU VISTORIA NOS EQUIPAMENTOS DE COMBATE AO INCÊNDIO


Desde o ano passado a CIPA/HRSJ vem se preocupando com a implantação de medidas que visem garantir maior segurança em relação à utilização dos equipamentos de combate ao fogo e ao incêndio. Já na primeira reunião da CIPA com a Direção Geral manifestamos a nossa preocupação sobre o assunto e abordamos a necessidade de implantar de uma Brigada de Incêndio.

No mês de março, com a importante colaboração dos Bombeiros Comunitários, também servidores do Hospital regional, a CIPA concluiu a vistoria dos hidrantes, extintores, portas corta-fogo e escadas. A vistoria resultou em um relatório detalhado sobre os problemas identificados, ao final, foi encaminhado para a Direção Geral fazer dos devidos encaminhamentos.

Na vistoria encontramos vários hidrantes com adaptadores emperrados ou com dificuldade fazer a conexão com a mangueira, principalmente por falta de manutenção preventiva, caixa de hidrantes sem as mangueiras, ausência de placas indicativa “Proibida a Colocação de Materiais”, sem as travas da porta e ausência da placa indicativa de incêndio. Quanto aos extintores, na maioria dos casos não há placa indicativa e de alerta e detectamos a ausência destes em alguns setores, alguns vencidos e a maioria vencem no mês de abril. As placas indicativas de saída de emergência não possuem iluminação própria ou letras reflectantes nos termos da NBR 10.898. As escadas não são dotadas com iluminação de emergência e fitas refletoras com indicação das saídas. Por último, existem várias portas corta-fogo sem condições de funcionamento, onde é necessária a realização de reparos para permitir a possibilidade de uso.

 A CIPA/HRSJ pretende realizar um treinamento de combate contra o fogo e a correta utilização dos extintores, neste sentido, solicitou a Direção para que a CIPA seja informada com pelo menos 15 dias antes da troca dos extintores, possibilitando dessa forma o planejamento da atividade. Este treinamento está previsto no item 10.4, capítulo XXI do Manual de Saúde Ocupacional do Servidor Público instituído pelo Decreto 2.709 de 27 de outubro de 2009. Não adianta ter os equipamentos de combate ao incêndio se na hora em que for necessário utilizar não tiver pessoas treinadas para fazer o uso correto dos eguipamentos.