NO FUTURO, VOCÊ PODE DESEJAR TER PARADO HOJE


Hoje, dia 29 de agosto, foi escolhido como o dia nacional de combate ao fumo, onde são realizadas campanhas alertando as pessoas dos males que o cigarro causa. Por isso, a CIPA/HRSJ, está aproveitando esta data para se juntar nesta campanha. No futuro, você pode desejar ter  parado hoje.

Antes os cigarros eram feitos manualmente, como os cigarros de palha, mas passou a ser  industrializado desde 1840, proporcionando um grande aumento de pessoas que fumam por todo o mundo. 

Fumar faz mal porque o fumo quando queimado produz mais de quatro mil substâncias químicas, sendo que sessenta delas são cancerígenas.

A dependência é causada pela nicotina, um dos elementos presentes no tabaco ou fumo. O fumante, com o passar do tempo, adquire uma doença denominada tabagismo, que se caracteriza pelo excesso de nicotina no organismo.
O tabagismo não é facilmente curado, pois os efeitos do cigarro são processados pelo cérebro e causam prazer. Com isso, o tratamento volta-se para psicoterapias, acupuntura, uso de adesivos e chicletes de nicotina (que juntam pequenas quantidades da mesma no organismo até que a pessoa chegue à baixa taxa), inaladores ou sprays nasais.

O maior dos malefícios do consumo de fumo é o câncer de pulmão, que responde por 90% dos casos da doença. Além desse, o cigarro também pode causar câncer de boca, mau hálito, dentes amarelados, impotência sexual, gangrena em partes do corpo (diminuição da circulação do sangue), dentre outras.


Mas parar de fumar não é impossível. Confira aqui as dicas do Ministério da Saúde para se livrar deste vício e levar uma vida muito mais saudável!
Parada Imediata:
Você marca uma data e nesse dia não fumará mais nenhum cigarro. Esta deve ser sempre sua primeira opção.
Parada Gradual:
Você pode utilizar este método de duas formas:
Reduzindo o número de cigarros:
Por exemplo: Um fumante de 30 cigarros por dia, no primeiro dia fuma os 30 cigarros usuais.
no segundo - 25, no terceiro - 20, no quarto - 15,no quinto - 10, no sexto - 5 e no  sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarros.
Retardando a hora do primeiro cigarro: 
no primeiro dia você começa a fumar às 9 horas, no segundo às 11 horas, no terceiro às 13 horas, no quarto às 15 horas, no quinto às 17 horas, no sexto às 19 horas, no sétimo dia seria a data para deixar de fumar e o primeiro dia sem cigarro. 
A estratégia gradual não deve gastar mais de duas semanas para ser colocada em prática, pois pode se tornar uma forma de adiar, e não de parar de fumar. O mais importante é marcar uma data-alvo para que seja seu primeiro dia de ex-fumante. 
Fonte: www2.portoalegre.rs.gov.br

Existe tratamento gratuito para parar de fumar?
Todo fumante hoje tem direito a atendimento gratuito para deixar de fumar em instituições ligadas ao SUS. Procure os postos de saúde mais próximos de sua casa ou do trabalho, e se informe sobre locais e horários de tratamento para o tabagismo.
Quando mais cedo você parar de fumar menor o risco de adoecer.